QUAL A DIFERENÇA ENTRA A PSICOLOGIA PSIQUIATRIA E TERAPIA

Qual a diferença entre a Psicologia, Psiquiatria e Terapia?

Olá, hoje vamos conversar um pouquinho sobre uma das principais dúvidas quando precisamos procurar ajuda para nossa saúde mental. Qual a diferença entre a Psicologia, Psiquiatria e Terapia? Qual desses profissionais eu devo procurar quando, por exemplo, tenho um quadro de ansiedade e depressão?

Vou explicar para vocês como funciona essa diferenciação aqui no nosso país, o Brasil.

Psicólogo

No Brasil, o profissional psicólogo é aquela pessoa que passa por um curso de graduação de Psicologia na faculdade, onde estuda abordagens terapêuticas normalmente voltadas para a área comportamental, um pouco de psicanálise e, após essa pessoa terminar sua graduação em psicologia, ela tem duas opções: atuar como psicólogo ou terapeuta.

  • Uma pessoa no Brasil só pode usar o título de psicólogo se estiver filiada ao Conselho Regional de Psicologia (CRP) da sua região, o que obviamente tem vantagens e desvantagens. Algumas pessoas optam por não se filiar ao CRP e elas podem fazer tratamento terapêutico, porém não podem usar o título de psicólogos. Normalmente usam títulos como terapeuta, psicoterapeuta, etc.

Psiquiatra

O profissional da psiquiatria é aquela pessoa que passa por um curso de graduação de medicina. Após ela cursar toda a graduação em medicina, ela faz uma especialização chamada de residência médica em Psiquiatria, normalmente com duração de 2 a 3 anos e, após formado, ela pode realizar os atendimentos psiquiátricos e prescrever medicamentos.

Terapeuta

O profissional terapeuta é aquela pessoa que faz uma formação específica. Ela se especializa em uma abordagem específica, como no meu caso, por exemplo: tenho uma pós-graduação reconhecida pelo MEC em Neurociências e em Terapia de Reintegração Implícita (TRI), ou seja, é uma formação especializada e específica. Eu irei trabalhar com aquela abordagem voltada para um determinado fim.

Como funciona então os tratamentos na Psicologia, Psiquiatria e Terapia?

Psicólogo

O profissional psicólogo vai escolher uma das abordagens terapêuticas para trabalhar com esse nosso paciente, como exemplo, com transtorno de ansiedade generalizada. A abordagem mais utilizada pelos psicólogos é a comportamental e a terapia cognitiva comportamental (TCC), e é através de toda a fundamentação teórica e prática que ele aprendeu nesta abordagem que ele vai fazer uma intervenção com o paciente.

Psiquiatra

No caso da psiquiatria, o tratamento é voltado para terapia medicamentosa, ou seja, o psiquiatra vai diagnosticar nosso paciente com transtorno de ansiedade generalizada e em seguida prescreve medicamentos que visam o controle daqueles sintomas. Nada impede também que esse profissional psiquiatra faça formações para abordagens terapêuticas específicas como TRI ou a TCC, e fazer também um trabalho de terapia com aquele paciente.

Terapeuta

O profissional terapeuta também vai realizar uma terapia tal como o profissional psicólogo, usando a abordagem terapêutica específica em que ele é formado. No meu caso, por exemplo, tenho uma pós-graduação em Neurociência e também em Terapia de Reintegração Implícita (TRI), em uma formação específica e especializada, e é com base nesta abordagem que eu vou ter todo um paradigma, todo um escopo, uma fundamentação teórica e prática para realizar o tratamento nesse paciente com ansiedade generalizada.

Última dúvida: Qual desses três profissionais devo procurar para tratar o meu transtorno?

Vamos tomar, por exemplo, um paciente com transtorno de ansiedade generalizada. A resposta é: Depende.

Se o seu objetivo é ter um diagnóstico formal para questões trabalhistas, judiciais, etc., somente os profissionais médicos, psiquiatras e psicólogos é que podem, por força de lei aqui no Brasil, lhe dar um diagnóstico formal. Os profissionais terapeutas com formações específicas, embora sejam capacitados, por força de lei, são impedidos de te dar um diagnóstico formal.

Se o seu objetivo é tratar essa demanda emocional que você chama de ansiedade generalizada, tanto o psicólogo, psiquiatra ou terapeuta podem estar realizando esse tratamento e, os três vão fazer isso de formas diferentes, cada qual baseado na sua abordagem.

Como funciona o Tratamento com a Terapia TRI

Vou te explicar como funciona aqui na TRI.

A Terapia de Reintegração Implícita, também conhecida como (TRI) é uma abordagem de terapia breve. É uma Terapia baseada nas Neurociências e Psicoterapia Breve. A TRI busca integrar a compreensão científica do cérebro e do sistema nervoso com a prática clínica, para em poucas sessões ajudar o paciente a compreender e resolver os motivos reais que estão dando origem ao seu transtorno, de uma forma direta, sem conversas óbvias ou tarefas enfadonhas, de uma forma rápida e direta, com a máxima de eficácia em poucas sessões.

A princípio, é marcada uma consulta de avaliação onde após o paciente relatar a sua demanda, é feito uma avaliação profissional para identificar e falar ao paciente 02 pontos:

  1. Se ele precisa realmente de um trabalho de terapia completo ou somente uma orientação, psicoeducação, etc., que é diferente de terapia.
  2. Caso a resposta seja afirmativa, sim, ele precisa de terapia, é avaliado se a TRI pode ser efetiva e eficaz para o caso daquele paciente. Caso a resposta seja não, nós fazemos a devida orientação e encaminhamento do paciente para a abordagem adequada para o seu caso.

Caso a TRI seja indicada, vamos analisar e explicar:

  • O que de fato está acontecendo com o paciente;
  • Qual estratégia de tratamento personalizada para ele vamos utilizar;
  • Como funciona a metodologia TRI;
  • Tempo estimado de tratamento, valor total investido, número de sessões, retorno e acompanhamento;
  • Fazer uma demonstração/preparação da metodologia utilizada na sessão de terapia, para que o paciente possa ter uma noção clara, se faz sentido ou não para a vida dele a terapia TRI.

Após a Consulta de Avaliação, é então marcada a sessão de terapia TRI.

Espero que tenha ficado bastante claro como funciona a diferenciação aqui no Brasil da Psicologia, Psiquiatria e Terapia. Caso tenha ficado alguma dúvida ou queira agendar uma Consulta de Avaliação, entre em contato conosco pelo link abaixo. Teremos o maior prazer em te receber.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *