Você já parou para pensar como as experiências acumuladas ao longo de sua vida influenciam quem você é hoje? Comumente, aquilo que HOJE identificamos como um transtorno ou problema emocional, na realidade, é o resultado de aprendizados e adaptações que o nosso cérebro estabeleceu para lidar com certas situações enfrentadas ao longo do tempo.
Estas experiências, essenciais para nosso desenvolvimento, podem deixar marcas profundas. Essas marcas, por vezes, afetam negativamente nosso bem-estar emocional, moldando respostas que inicialmente serviram como mecanismos de defesa ou adaptação.
Estratégias Inconscientes e Autônomas
Quando você passa por situações que lhe causam dor ou sofrimento, seu cérebro desenvolve automaticamente uma estratégia para evitar que você sinta dor e sofrimento novamente. Essa estratégia é colocada em prática de maneiras específicas:
- Automática: Funciona sem a necessidade de sua intervenção consciente, operando de maneira invisível no seu dia a dia.
- Autônoma: Adapta-se de forma natural e espontânea a novas situações, influenciando suas escolhas com base nas experiências passada
O Poder da Regressão de Memórias na Terapia
A Técnica de Regressão de Memória, frequentemente empregada em diversas abordagens terapêuticas e comumente auxiliada pela hipnose, é uma ferramenta valiosa para acessar memórias implícitas que moldaram nossos aprendizados e respostas.
Durante a Regressão, é possível revisitar não apenas os eventos em si, mas também as pessoas envolvidas. O ponto crucial, do ponto de vista terapêutico, é identificar e compreender as respostas emocionais que foram suprimidas e os aprendizados adquiridos que, a partir dessas experiências, deram origem aos conflitos e comportamentos indesejados na vida da pessoa.
Exemplo Prático de Regressão de Memórias: A Experiência de Maria
Maria é uma profissional que, apesar de sua competência, sente uma ansiedade inexplicável sempre que precisa falar em público. Durante a terapia, usando a técnica de Regressão de Memória, Maria acessa uma memória de sua infância na qual ela foi ridicularizada por colegas durante uma apresentação na escola.
Na Regressão, ela e o terapeuta conseguem observar não apenas o evento e as pessoas envolvidas, mas também suas respostas emocionais na época—principalmente o medo, a vergonha e a raiva que ela suprimiu por não saber como lidar com essa situação.
Ainda na Regressão, o Terapeuta ajuda Maria a extravasar essas emoções suprimidas, avaliar e entender como esse aprendizado e respostas moldaram sua ansiedade em outras situações similares, além de promover uma REEDUCAÇÃO MENTAL, de forma que o cérebro de Maria entenda que HOJE não é mais necessário usar a estratégia MEDO com o intuito de proteger e fazer ela desistir, toda vez que tiver que falar em público.
Vantagens de usa a técnica de Regressão de Memórias em Terapia
Ao usar a técnica de regressão em uma terapia, se tem uma série de vantagens para seus praticantes, incluindo:
- Tratamento direto nas causas de memórias de traumas e bloqueios emocionais;
- Recuperação de aprendizados implícitos, facilitando a compreensão de comportamentos e sentimentos atuais;
- É extremamente efetiva no tratamento de transtornos como ansiedade, depressão e pânico, entre outras.
- Diminuição de conflitos, tanto internos quanto nas relações com outros;
- Eficaz para manejar emoções adversas;
- Melhora significativa nas relações interpessoais;
- Desenvolvimento de competências para enfrentar desafios;
- Incremento na habilidade de perdoar a si e aos demais;
- Cultivo de uma sensação de paz interna e de realização pessoal.
Mitos sobre a Regressão de Memórias
- Regressão é uma forma de hipnose profunda que faz com que você perca o controle.
- Esse tipo de terapia é perigosa e pode causar danos irreversíveis.
- Durante a regressão, você pode ser sugestionado a acreditar em coisas que nunca aconteceram.
- Regressão é uma cura instantânea para problemas emocionais.
Conclusão
Se eu lhe disser que você pode se libertar desse sofrimento e pode acontecer de maneira rápida? Incrível né?
Na Terapia de Reintegração Implícita (TRI), o tratamento se concentra em descobrir, acessar e resolver as causas reais do seu sofrimento. Em vez de apenas controlar os sintomas, vamos buscar identificar e trabalhar com os sistemas representacionais, scripts de atuação e demandas emocionais que estão dando origem ao medo, angústia e comportamentos automáticos. Ao reintegrar esses elementos, o cliente fica livre do sofrimento.
97% dos nossos clientes alcançam finalmente a liberdade, a autoconfiança e o bem-estar emocional que tanto desejam já após a primeira sessão de Terapia.
Clique no Link abaixo e Agende sua Consulta de Avaliação hoje mesmo!