O transtorno bipolar é uma condição de saúde mental que segundo a associação brasileira de transtorno bipolar (ABTB) afeta cerca de 6 milhões de brasileiros. É caracterizado por mudanças extremas de humor, que podem variar de episódios de euforia intensa, conhecidos como mania, a períodos de depressão profunda. Essas oscilações podem ser desafiadoras, tanto para quem a vivência quanto para seus entes queridos.
Infelizmente, o transtorno bipolar ainda enfrenta inúmeros estigmas e preconceitos. Muitas vezes, é mal interpretado como simples variações de humor ou, pior ainda, descartado como “frescura de adolescente”. É vital esclarecer que a bipolaridade é uma condição séria, que traz consigo um profundo sofrimento e necessita de atenção e compreensão adequadas.
A bipolaridade afeta tanto homens quanto mulheres e costuma dar os primeiros sinais no final da adolescência ou início da fase adulta. Os tratamentos tradicionais duram a vida toda, mas já existem tratamentos modernos e eficazes como a TRI.
O que é o transtorno bipolar
O transtorno bipolar é caracterizado por oscilações significativas de humor, variando entre episódios de depressão profunda e mania ou hipomania. Estes estados podem ser intensos e influenciam substancialmente a vida da pessoa afetada. A condição se manifesta geralmente no final da adolescência ou início da fase adulta, e seus tratamentos tradicionais são geralmente contínuos e prolongados, porém a TRI tem se mostrado uma abordagem bastante eficaz.
Existem quatro tipos principais deste transtorno, cada um com suas particularidades.
Tipos de transtorno bipolar
-
- Transtorno Bipolar Tipo 1: Marcado por episódios maníacos intensos e, em alguns casos, episódios depressivos.
-
- Transtorno Bipolar Tipo 2: conhecido como uma “bipolaridade leve”, é caracterizado por episódios de hipomania e depressão, mas de intensidade mais leve. A grande diferença entre o tipo 1 e tipo 2, é que no tipo 1 a pessoa possui períodos de mania, enquanto no tipo 2 apenas hipomania, ou seja, os sintomas de energia, sociabilidade e irritabilidade são muito mais leves.
-
- Transtorno Ciclotímico: Também chamado de ciclotimia, com sintomas hipomaníacos e depressivos que costumam durar e persistir por, no mínimo, dois anos, porém menos severos e persistentes. As pessoas com esse transtorno costumam não precisar de medicamentos e podem viver normalmente.
-
- Transtorno Bipolar Não Especificado: Onde os sintomas não se enquadram claramente nos outros três tipos.
Sinais e Sintomas da Bipolaridade
Os sintomas variam de acordo com a fase do transtorno. Nos episódios maníacos ou hipomaníacos, você pode sentir:
Episódio maníaco
-
- Humor eufórico, expansivo ou irritado
-
- Aumento da atividade ou agitação motora
-
- Aumento da fala
-
- Diminuição da necessidade de sono
-
- Pensamentos acelerados
-
- Dificuldade de concentração
-
- Aumento da impulsividade
-
- Comportamento de risco
-
- Percepção alterada da realidade (delírios ou alucinações)
Episódio hipomaníaco
-
- Humor elevado, expansivo ou irritado
-
- Aumento da atividade ou agitação motora
-
- Aumento da fala
-
- Diminuição da necessidade de sono
-
- Pensamentos acelerados
-
- Dificuldade de concentração
-
- Aumento da impulsividade
-
- Comportamento de risco
Episódios depressivos:
-
- Pouca energia;
-
- Sentimento de vazio, tristeza ou falta de esperança;
-
- Níveis de atividade diminuídos, como dificuldade até para sair da cama;
-
- Preocupação excessiva sobre pequenas coisas;
-
- Dificuldade de concentração;
-
- Sentimentos de culpa, desamparo ou desespero;
-
- Dificuldade para lembrar as coisas;
-
- Alterações no apetite;
-
- Mau-humor e pessimismo;
-
- Perda de interesse em coisas que antes você gostava;
-
- Cansaço constante;
-
- Sono excessivo ou insônia;
-
- Dores inexplicáveis;
-
- Pensamentos de morte e suicídio
Como é feito o tratamento com a TRI
A Terapia de Reintegração Implícita (TRI) é uma abordagem terapêutica que se concentra em explorar e resolver as causas subjacentes dos sintomas do transtorno bipolar. Em vez de simplesmente tratar os episódios maníacos e depressivos, a TRI procura identificar as demandas e conflitos emocionais não resolvidas que podem estar associados ao surgimento das oscilações de humor.
Um dos principais objetivos da TRI é ajudar o cliente a descobrir, acessar e resolver como suas experiências de vida e sistemas de representação moldaram seus padrões de pensamento e emoções. Isso envolve reconhecer as demandas emocionais não atendidas que estão afetando seu bem-estar.
A TRI não é uma cura mágica, mas oferece um caminho rápido e efetivo para a compreensão e tratamento do transtorno bipolar. Trabalhando em conjunto com a TRI, os clientes aprendem a reconhecer gatilhos emocionais, desenvolver estratégias para lidar com eles e, eventualmente, encontrar maior estabilidade emocional. 97% dos clientes já alcançam resultados reais após a primeira sessão de terapia.
O transtorno bipolar é uma condição desafiadora, mas com a TRI é possível descobrir e abordar as causas subjacentes do transtorno bipolar, promovendo uma compreensão mais profunda e um maior controle sobre os episódios de humor.
Acesse o link aqui na nossa página, e faça uma pré-avaliação gratuita direto com o nosso terapeuta.